Administração Lauro Michels vai mesmo acabar com Saned de Diadema

 Publicado em 4 de setembro de 2013.

Clipping elaborado pelo Instituto Diadema de Estudos Municipais

Como já vem alertando o ex-prefeito de Diadema, Mário Reali (PT), a cidade está prestes a perder uma de suas conquistas mais valiosas, a Companhia de Saneamento Básico de Diadema (Saned). Em um acordo disfarçado de negociação de dívida, a Empresa de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) e o atual prefeito de Diadema, Lauro Michels (PV), “querem sequestrar dos diademenses este bem conseguido com muita luta e participação popular nas gestões do Partido dos Trabalhadores na cidade”, segundo Reali declarou a um jornal local em 10 de agosto último.

A atual administração da cidade divulgou ontem (3), que a Sabesp deve mesmo assumir o serviço de saneamento de Diadema, a partir de janeiro de 2014 e ficar no controle durante os próximos 30 anos (http://www.dgabc.com.br/Noticia/479837/lauro-anuncia-que-sabesp-assume-servicos-em-janeiro?referencia=minuto-a-minuto-lista).

Fato que causa estranheza é a pressa que o atual prefeito impõe a seus aliados na Câmara de vereadores para que o projeto seja logo aprovado, pressa essa que faltou quando a discussão da criação da empresa de economia mista de saneamento, a Companhia de Água e Esgoto de Diadema (Caed), constituída pela Lei Municipal 3.123/11, estava na mesma Câmara para aprovação e o atual administrador paralisou a discussão e pediu o projeto para revisão, no início de seu mandato, para logo após devolvê-lo sem nenhuma alteração aos vereadores e posteriormente desqualificá-lo. (http://www.diarioregional.com.br/2013/07/30/sua-regiao/politica-abc/politica-diadema/para-lauro-michels-saned-esta-falida/)

O próprio prefeito Michels garantiu a importância da Saned para a cidade “Já conversei com o Governador do Estado de São Paulo e vamos retomar as discussões no mesmo ponto em que a administração anterior parou. A Saned tem um faturamento anual de R$ 130 milhões. Além de ser viável, pode gerar novos empregos para a cidade”. (http://www.saned.com.br/portal/componentes/prefeito-comemora-aniversario-da-saned_802).

 O ex-prefeito Mário Reali, em sua declaração à imprensa, esclareceu que a criação da Saned, em 1994, significou colocar nas mãos do município a gestão da água, contra os valores exorbitantes da tarifa da água por atacado cobrados pela Sabesp. “Antes da constituição da Saned, era enorme a dificuldade para atender os moradores das favelas, locais em que a Sabesp se recusava a realizar obras de abastecimento”.

O congelamento da atual tarifa da água por 18 meses, que faz parte do acordo para que a Sabesp assuma o saneamento em Diadema, significa em termos práticos, que a partir de julho de 2015 a empresa pode reajustar como bem entender os valores dos serviços na cidade.


Outras fontes:

Nenhum comentário:

Postar um comentário